Stress

O Stress é provocado por desequilíbrios de estímulos, como a excitação emocional, que provocam a o aumento da secreção da adrenalina e produzem distúrbios fisiológicos e psicológicos tais como: dores de cabeça, agitação ou febre, cansaço, tristeza, queda de cabelo ou irritabilidade, mau humor, insónia e angústia. São os sintomas de presença de ansiedade ou de transtornos de ansiedade que tanto têm sido alvo de estudos.

O Stress é provocado pela interacção do meio externo com a nossa capacidade de gerir a informação e dar resposta. Os nossos comportamentos e o processamento de informação são os nossos grandes aliados para nos ajudarem a encontrar resoluções e mostrar as condutas mais adequadas.

Quando tal não acontece, o nosso limite é ultrapassado, podendo provocar um processo que nos desorganiza e leva à tristeza ou mesmo, se não for acompanhado, à depressão.

A nossa forma de lidar com o Stress tem a ver com a nossa capacidade de gerir e/ou filtrar a informação e de avaliar situações, estímulos que poderão ser mais ou menos relevantes, agradáveis ou assustadores As respostas comportamentais básicas são: evitar (fuga) e passividade (colapso). A resposta adequada ao Stress depende de cada pessoa e da sua resiliência às situações de Stress e permite ultrapassar estes desequilíbrios sem consequências adversas para a sua saúde mental e física.

Anterior
Anterior

Impacto das Redes Sociais na Saúde Mental

Próximo
Próximo

O Luto e seu processo