Diferença entre Psicologia, Psicoterapia e Psiquiatria
Ao longo da minha prática clínica têm surgido assuntos em que as fronteiras entre psicologia, psicoterapia e psiquiatra não são claras ou óbvias. Tanto o psicólogo ou o psicoterapeuta, como o psiquiatra, complementam-se. Mais do que as dúvidas que possam surgir, o que é mesmo importante é procurar ajuda, e este sim é o maior passo que pode dar.
PSICOLOGIA
Ciência focada no estudo da mente e do comportamento humano.
O psicólogo usa instrumentos (em especial testes psicológicos) e as técnicas para ajudar as pessoas a liderarem com as suas dificuldades e melhorarem o seu bem-estar. Os modelos de abordagem a essas dificuldades e a forma como se chega ao objetivo são diferentes e seguem várias escolas, mas em comum têm a análise dos resultados e dos comportamentos.
O psicólogo não tem autorização para prescrição de medicamentos.
PSICOTERAPIA
A psicoterapia é uma técnica de utilização de métodos de terapia para problemas psicológicos, através de uma interação entre terapeuta e cliente. Com a terapia deverá conseguir-se que a pessoa seja mais madura e equilibrada, esteja mais próxima da realidade e seja capaz de se desenvolver inteiramente, como um todo.
A terapia consiste em “deitar a casa a baixo”, construindo novos pilares que suportem a reconstrução da “casa”. É um processo longo e por vezes doloroso, que deverá ser feito com a ajuda de um psicoterapeuta qualificado.
PSIQUIATRIA
Especialidade da medicina focada no diagnóstico, análise e tratamento de problemas psíquicos, comportamentais ou distúrbios mentais. Por ser um ramo da medicina, a terapia inclui medicação, internamento ou outros procedimentos.